Jaworski Consultoria: quatro décadas dedicadas em salvar empresas

Salvar empresas sempre foi a missão da Jaworski Consultoria e sua história começa em 1980 quando Milton Jaworski, formado em Administração pela Universidade Federal do Paraná, teve a iniciativa de começar seu próprio negócio para ajudar empresas a não quebrarem. A consultoria sempre despertou o interesse de Milton desde que era estudante e quando concluiu seus estudos acabou convidado para ser assessor da diretoria de uma empresa sociedade anônima, onde permaneceu por cinco anos.

Milton começou a empresa que leva seu sobrenome para prestar consultoria, mas as primeiras demandas eram para treinamento, quando começou a ser solicitado por inúmeras empresas em estados como Paraná, Goiás, Rondônia e Amazonas. Durante este período surgiram empresas interessadas em consultoria especializada.

Nestes treinamentos, era convidado pelos empresários para conhecer as empresas mais profundamente com base nas colocações, ensinamentos e técnicas administradas.

Capital de giro sempre foi um grande problema
O número de empresas do varejo, área comercial, sempre será maior em comparação com as empresas do setor industrial e a diferença tem uma explicação;

– No setor industrial, uma única empresa fornece seus produtos para milhares de outras empresas;

– No setor comercial, existem muitas empresas que recebem os mesmos produtos das indústrias.

Em 1980, Milton Jaworski fazia tudo sozinho – desde o prognóstico até o relatório conclusivo. Viajando para diversos estados para atender a crescente demanda de novos clientes, em pouco tempo começou a criar um time para atender o volume de pedidos de treinamentos e consultoria, criando um processo de contratação para técnicos que pudessem atender presencialmente nos estados possuíam clientes da Jaworski – em Rondônia, Mato Grosso e Paraná.

A Jaworski Consultoria começou a criar uma equipe profissional! Neste primeiro momento, a equipe era formada basicamente por auxiliares técnicos, dando apoio em serviços como coleta de informações e prospecção, ficando para Milton Jaworski a responsabilidade pela análise estratégica.

Hoje, a Jaworski Consultoria conta com mais de 10 profissionais – muitos deles há mais de 20 anos – em Curitiba, Ji-Paraná, Goiânia e Cuiabá que cuidam de todo o processo, com autonomia e conhecimento notório para coordenar trabalhos do começo ao relatório conclusivo, com suas equipes próprias.

Todos os trabalhos de consultoria recebem a supervisão direta do próprio Milton Jaworski, um por um. Esse trabalho em equipe é atestado e aprovado pelas mais de 500 empresas atendidas ao longo dos anos.

Jaworski Digital: Online antes do online existir o conceito
A Jaworski Consultoria é um exemplo de como uma empresa pode ser inovadora em suas tomadas de decisões. A equipe sempre preservou o espírito inquieto em relação à inovação desde a década de oitenta, quando começou suas atividades.

Naqueles dias, o mundo utilizava o fax como forma de enviar mensagens e documentos. A novidade era restrita, poucas empresas utilizam o meio, mas a Jaworski Consultoria percebeu no equipamento uma oportunidade de oferecer consultorias à distância antes mesmo deste conceito existir.

A Consultoria Via Fax, é a precursora do atendimento à distância de hoje, começou a ganhar espaço e transportou a Jaworski para o futuro. Empresários de todas as regiões do Brasil mantinham contato, incluindo localidades que, à época, eram extremamente carentes de serviços de consultoria.

Como funcionava a Consultoria Via Fax
A Jaworski enviava um formulário pelo fax e este deveria ser totalmente preenchido. Ao receber o documento com as devidas informações, a equipe Jaworski realizava a análise completa, criteriosa, que gerava um documento oficial.  Um serviço de consultoria via fax para coleta de dados, elaboração de diagnóstico e orientação das empresas à distância para melhorar o desempenho financeiro das instituições. A ideia, com certeza, inclui inovação, escalabilidade e flexibilidade, características intrínsecas de uma startup,

Muitos clientes esperavam o mês inteiro o relatório mensal para ter informações suficientes para saber qual seria o próximo passo. A ideia era tão inovadora que a revista Pequenas Empresas Grande Negócios realizou uma reportagem, gerando mais interesse e novos clientes.

Confira a imagem da matéria Revista Pequenas Empresas 

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