Proteção Patrimonial - Verdades e Mentiras

 

Proteção Patrimonial – Verdades e Mentiras

 

 

Fala-se muito em proteção patrimonial, mas proteger o patrimônio contra o que? O que pode ameaçar o patrimônio?

 

A grande mentira: proteger o patrimônio significa blindar o patrimônio. É importante que fique claro. Não existe blindagem de patrimônio.

Criar holdings também não protege patrimônio. Holding não é tipo de empresa, é objeto social.

 

Proteger o patrimônio significa perpetuar o seu usufruto. Proteger o patrimônio significa perpetuar o negócio, que é a fonte de todo patrimônio. Proteger o patrimônio significa evitar interferências indesejadas.

 

Quem não conhece uma história de esfarelamento de patrimônio, após a primeira geração deixar o comando do negócio?

 

No início do funcionamento de uma empresa, os interesses das famílias envolvidas no negócio são um só: gerar um patrimônio que lhes assegure um futuro tranquilo.

 

Com o passar dos anos o negócio prospera e gera um patrimônio. Mas a família aumentou. Vieram os filhos e com eles as noras, os genros, os netos. E com eles os interesses se diversificam e os conflitos aumentam. E esses conflitos muitas vezes se transformam em crises.

 

Então chegou o momento de ordenar o funcionamento da família, do negócio e do patrimônio. Ordenar significa orientar, regulamentar, definir procedimentos.

 

O estabelecimento dessas regras envolve planejamento tributário, sucessão na condução dos negócios, novas normas de funcionamento do negócio e transmissão de bens em vida.

 

A implantação desse processo todo envolve um profundo estudo do genograma familiar (representação gráfica da família), da estrutura das empresas, da segregação do patrimônio, do levantamento dos interesses e desejos dos sócios, do estudo dos ganhos tributários e finalmente a definição do novo cenário.

 

Estatisticamente 75,0% das empresas familiares não passam da 2ª. Geração. Motivo: conflitos familiares.

 

É lamentável, e mais que isso, gera uma insegurança muito grande na família, saber que um patrimônio construído ao longo de muitos anos de trabalho, pode se perder.

 

Pior que isso, é saber que existe uma solução para todo esse mal. Mas essa solução nem sempre é buscada a tempo.

 

Conheça as soluções que temos para a sua empresa.