Missão Crítica do Departamento de Cobrança

A COBRANÇA é vista como uma batalha persuasiva a ser travada com o devedor, utilizando técnicas e estratégicas de  cobrança variáveis, primando pela ética, respeito e seriedade nas abordagens.

Encarando o problema da cobrança como uma atividade estratégica para solucioná-lo:

  • Cobrança é uma tarefa específica e personalizada
  • A Cobrança não é feita através de "processo industrial", em série. Todo devedor tem uma história, considerando os vários vetores envolvidos em uma venda ou acordo contratual
  • Para se analisar as perspectivas de recebimento na cobrança, deve-se ponderar todos os vetores mais importantes para se identificar o risco de liquidez da cobrança; caso se perceba possibilidade de não receber (baixa liquidez), priorize a intensidade na cobrança dentro dos primeiros 30 dias, caso não resolva, procure contratar uma empresa de cobrança.

A parte crítica da carteira de títulos em atraso, além do formato de concessão de crédito, está no prazo de permissão da inadimplência do devedor. Se a sua empresa tem a filosofia de que o devedor fique mais de 30 dias em atraso, esta é uma possibilidade de baixa liquidez (o risco de não recuperar o valor do crédito concedido ao devedor), neste caso sua empresa poderá amargar prejuízo.

Este é o risco do prazo longo e a missão crítica da cobrança. Se o prazo se estender por mais de 30 dias, fique alerta, pois o risco do não recebimento se acentua cada vez mais.

DICAS DE COBRANÇA DE INADIMPLENTES

1) Primeiro conheça a política de crédito e cobrança de sua empresa. Com base nela você poderá saber o que fazer e como desenvolver a estratégia de cobrança.

2) Em segundo lugar, o setor de cobrança precisa de princípios de cobrança, que devem fazer parte do Planejamento Estratégico (estabelecido pela diretoria da empresa).

Para cada grupo de clientes, você pode ter uma seqüência sistemática de cobrança, através de carta, e-mail e/ou ligações (esta normalmente surte melhor efeito pelas razões peculiares).

Autor: Vinicius Leal Borges - Diretor Jaworski Consultoria