Implantando de forma simples os 4 P´s do Marketing

ATUALMENTE o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 P´s do Marketing”. Por esse motivo, diversos países traduziram para o seu idioma, os 4 grupos,  em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça ou (Ponto de venda).

Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4  originais, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se mostraram  improdutivas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais.

Dessa forma “Promotion” que em português  pode induzir  ao  erro  de  ser  entendido  como Promoção  de  vendas, é o guarda  chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas,  Trade,  a  própria  Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas. Podemos definir o Composto de Marketing (4 P´s) como o conjunto  de  ferramentas  que  a  empresa  usa  para  atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo.

Para entender melhor o significado de forma  ampla, precisamos entender a relação direta que os 4 P´s possuem nas organizações:

Produto: Variável que define tudo que é relacionado ao produto/serviço,  como  suas  características  principais, seus  diferenciais de  mercado,  sua  marca  e  sua  forma  de apresentação.

Preço:  Englobando tudo relacionado à precificação do produto,  tal  como  financiamento,  tabela  de  preços  por região e política de descontos.

Promoção:  Que  trata  de  tudo  que  tem  ligação  com  a divulgação e exposição positiva do produto.

Ponto  de  venda:  Variável  sobre  como  o  produto  será movimentado,  exposto  e  entregue  ao  cliente,  envolvendo  a  logística,  os  canais  de  distribuição,  a  exposição  na loja, a entrega e a estocagem do produto. 

A partir da noção exata do que é o Composto de Marketing, o gestor pode adaptar cada uma das variáveis para sua empresa, respeitando sua capacidade e peculiaridade  do negócio. É justamente nesse ponto que alguns gestores encontram dificuldade, pois tentam usar ações de marketing  do  mesmo  jeito  que  ocorrem em empresas  de grande  porte.

Deparam-se com altos custos, resultados a longo prazo e necessidade de muitas pessoas para administração das  estratégias  mercadológicas.

Então, reduzindo o marketing a uma escala que tenham condições de gerir sem transtornos, todos os problemas também diminuem. 

Com os 4 P’s bem desenvolvidos, delinear as ações de marketing  torna-se uma tarefa mais simples e assertiva. Logicamente, as táticas a serem desenvolvidas,  apesar  de simplificadas, devem ser bem planejadas e executadas para que tenham tanta eficiência quanto desenvolvidas em grandes organizações.

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Texto criado por, Vinicius Leal Borges, diretor regional da Jaworski Consultoria.