ATUALMENTE o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 P´s do Marketing”. Por esse motivo, diversos países traduziram para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça ou (Ponto de venda).
Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se mostraram improdutivas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais.
Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas. Podemos definir o Composto de Marketing (4 P´s) como o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo.
Para entender melhor o significado de forma ampla, precisamos entender a relação direta que os 4 P´s possuem nas organizações:
Produto: Variável que define tudo que é relacionado ao produto/serviço, como suas características principais, seus diferenciais de mercado, sua marca e sua forma de apresentação.
Preço: Englobando tudo relacionado à precificação do produto, tal como financiamento, tabela de preços por região e política de descontos.
Promoção: Que trata de tudo que tem ligação com a divulgação e exposição positiva do produto.
Ponto de venda: Variável sobre como o produto será movimentado, exposto e entregue ao cliente, envolvendo a logística, os canais de distribuição, a exposição na loja, a entrega e a estocagem do produto.
A partir da noção exata do que é o Composto de Marketing, o gestor pode adaptar cada uma das variáveis para sua empresa, respeitando sua capacidade e peculiaridade do negócio. É justamente nesse ponto que alguns gestores encontram dificuldade, pois tentam usar ações de marketing do mesmo jeito que ocorrem em empresas de grande porte.
Deparam-se com altos custos, resultados a longo prazo e necessidade de muitas pessoas para administração das estratégias mercadológicas.
Então, reduzindo o marketing a uma escala que tenham condições de gerir sem transtornos, todos os problemas também diminuem.
Com os 4 P’s bem desenvolvidos, delinear as ações de marketing torna-se uma tarefa mais simples e assertiva. Logicamente, as táticas a serem desenvolvidas, apesar de simplificadas, devem ser bem planejadas e executadas para que tenham tanta eficiência quanto desenvolvidas em grandes organizações.
Essas e outros artigos são enviados semanalmente aos nossos clientes.
Texto criado por, Vinicius Leal Borges, diretor regional da Jaworski Consultoria.