5 razões para contratar uma consultoria empresarial

Confira, no artigo abaixo, cinco motivos para optar por uma consultoria e os benefícios que ela pode atrair para o seu negócio

Quando é a hora de contar com o suporte de uma consultoria empresarial? Essa é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos empresários e empreendedores, que não conseguem identificar o momento certo para fazer essa escolha. Veja, abaixo, cinco motivos vividos pelas empresas, que podem ser superados com uma consultoria empresarial.

1 - Aumento de receitas e redução de custos

Em geral, os aspectos financeiros são o principal fator motivador para os empresários buscarem o auxílio de uma consultoria empresarial. Quando os custos crescem acima do planejado ou as receitas não suprem as demandas, trata-se de um dos grandes sinais de que algo está errado na administração.

Por vezes, o empresário pode considerar normal determinados índices de produtividade, de custos com mão de obra, mas não tem o conhecimento dessas informações para o seu segmento. A consultoria empresarial contribui com esses dados, indicando caminhos para reduzir custos e aumentar as receitas.

2 – Tomada de decisões

Um dos grandes desafios dos gestores é tomar decisões que podem modificar completamente o futuro de uma empresa. E essa é uma das responsabilidades diárias dos empresários, mas que, em determinados casos, podem ser atrapalhadas por um background falho de dados. Ou seja, decisões estratégicas são realizadas sem a existência (ou conhecimento) de informações importantes. Uma consultoria ajuda a priorizar quais informações devem ser pertinentes para os gestores e, mais do que isso, dá dicas de como estabelecer processos e sistemas para tal.

3 – Necessidade de conhecimentos específicos

Quando o empresário compreende que existe uma lacuna de conhecimentos e competências dentro da sua empresa e busca encontrar um apoio externo para suprir essa demanda, a consultoria pode cuidar dessa necessidade. Esse suporte auxilia uma empresa a encontrar um novo segmento de atuação, a ingressar em novos mercados, a identificar problemas no processo produtivo, entre tantas outras possibilidades existentes em uma parceria com uma consultoria com longo histórico, como a Jaworski.

4 – Implantação de um novo projeto

A empresa pode viver um momento no qual os colaboradores não tenham a experiência necessária para tirar do papel um novo projeto. Essa situação gera insegurança e torna o processo mais complexo e lento do que deveria ser. Uma consultoria externa, com profissionais experientes, pode simplificar esse passo a passo, fazendo com que o andamento siga conforme o planejado.

5 – Renovação de ideias

Uma equipe pode ser extremamente competente e executar seu trabalho de forma mais do que satisfatória. Mas, ao permanecer exercendo tarefas semelhantes por muito tempo, a oxigenação de ideias pode não ocorrer, fazendo com que a empresa se comporte sempre da mesma forma. Ao permitir que outros façam parte da empresa por um período, a renovação de ideias, a criatividade e a inovação podem surgir ao natural, gerando benefícios inestimáveis.

Sua empresa passa por algum momento de transição? Está preocupado com os custos ou com a performance? Fale com a Jaworski, uma das referências em consultoria empresarial no país.